Procedimentos de entrega e disponibilidade

As encomendas só serão processadas e/ou expedidas após boa cobrança. 

A entrega por expedição será efectuada na morada registada no sistema durante o processo de encomenda.

A entrega por levantamento será efectuada na morada do nosso estabelecimento, presente no website e neste documento.

Antes de concluir a encomenda poderá ser seleccionado o método de entrega, assim como a alteração da morada de entrega, usando a funcionalidade disponível no processo de encomenda na fase de escolha do método de entrega.

Pode também ser definida, na gestão de moradas, uma morada principal pré-definida para o envio e facturação das encomendas.

Os artigos estão sujeitos à disponibilidade em armazém e às condições de mercado vigentes.

Na hipótese de um ou mais dos artigos encomendados não estar disponível em stock, a INCOMAX (SIDRIS) entrará em contacto com o Cliente por e-mail, ou outro meio, num prazo máximo de 5 dias a partir da data do pedido, informando a data da sua disponibilidade.

Após aceitação da encomenda, os artigos existentes serão expedidos em 24h (excepto fim de semana e feriados) até um prazo máximo de 7 dias, a contar da data de autorização de pagamento.

O dia exacto de entrega da encomenda será comunicado posteriormente à confirmação da encomenda.

O Cliente deverá garantir que estará disponível no dia de entrega da encomenda e na morada indicada.

Caso a entrega não seja possível ou não seja aceite um novo prazo de entrega o cliente será reembolsado nesse valor.

Salvo acordo em contrário, todos os artigos constantes numa encomenda serão expedidos de uma vez, sendo os artigos não expedidos objecto de reembolso.

A INCOMAX (SIDRIS) diponibiliza os seguintes métodos de entrega:

  • CTT
  • Transportadora

O valor dos portes de envio é calculado em função do peso e do destino, sendo apresentado durante o processo de compra.


Restrições à expedição

A INCOMAX (SIDRIS)  não poderá remeter “artigos proibidos” de acordo com a legislação nacional e internacional em vigor. 

“Artigo proibido” inclui todos os objectos e mercadorias cujo transporte é proibido por quaisquer disposições legais ou regulamentos em vigor no país em que a mercadoria é expedida, no país onde seja efectuada qualquer paragem e no país de destino da mercadoria, todos os objectos e mercadorias excluídos pela Convenção Postal Universal e todos aqueles que constem da lista de interdições publicadas pelo Bureau Internacional da UPU ou a regulamentação nacional.

Todos os envios estão sujeitos a um rastreio de segurança, que poderá incluir o uso de equipamento de Raio X.

Quer a transportadora, quer qualquer autoridade pública, nomeadamente autoridades aduaneiras, poderão, em qualquer altura, abrir e inspeccionar a mercadoria expedida.

Custos de expedição

O Cliente obriga-se a pagar os custos relativos ao transporte da sua encomenda, estabelecidos no tarifário da INCOMAX (SIDRIS), tendo em conta o peso real ou o valor do peso volumétrico da mercadoria e o seu destino (ver fase 5 do processo de encomenda).

O pagamento destes valores ocorrerá sempre no acto de finalização do processo de encomenda, onde o Cliente toma conhecimento do valor total da sua encomenda e que equivale à soma da mercadoria com os custos de expedição, salvo se diferente prazo de pagamento tiver sido acordado por escrito entre a INCOMAX (SIDRIS)  e o Cliente.

Prazos de entrega da encomenda

A INCOMAX (SIDRIS) não se responsabiliza por quaisquer atrasos e/ou irregularidades nas ligações aéreas entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, assim como para os restantes destinos internacionais e que possam comprometer os padrões normais de entrega no transporte das suas encomendas.

Exigências da entrega da mercadoria

A INCOMAX (SIDRIS)  obriga-se a entregar os objectos com o tratamento prévio acordado e as características definidas nas normas de utilização dos serviços.

O Cliente deve acordar previamente com a INCOMAX (SIDRIS), o local de entrega dos objectos a expedir, através da inserção da morada de entrega, aquando da encomenda na loja virtual. 

A INCOMAX (SIDRIS) não será responsável se a mercadoria ou parte da mesma se perder, extraviar, danificar ou atrasar em resultado de circunstâncias fora do seu controlo ou de actos ou omissões por parte do cliente ou de terceiros, tais como:

  1. Endereço insuficiente ou incorrecto, ou deficiente preenchimento da guia de transporte ou carta de porte;
  2. Guerra (declarada ou não), guerra civil, invasão, actos de inimigos, actos de terrorismo, rebelião, revolução, insurreição, poder militar ou usurpado, confiscação, nacionalização ou requisição, destruição por ou sob ordem de qualquer governo ou autoridade pública ou local;
  3. Greves, “lock-outs”, distúrbios laborais, tumultos e comoções civis;
  4. Cataclismos naturais, tais como terramotos, tornados, trombas de água, enxurradas ou erupções vulcânicas;
  5. Ionização, radiação ou contaminação por radioactividade de qualquer combustível ou desperdício nuclear ou da sua combustão;
  6. Retenção ou perturbação nos envios por acto de entidade judicial, policial ou fiscal;
  7. Não cumprimento de horários das companhias aéreas;
  8. Todos os casos furtivos ou de força maior.

Procedimentos de recepção

Os objectos serão pesados pelos equipamentos de tratamento automático instalados, que se encontram legalmente aferidos.

Em caso de divergência entre o peso colocado pelo cliente e o indicado pelos equipamentos do expedidor será considerado como válido o destes últimos.

Na hipótese de não se conseguir proceder à entrega de uma mercadoria devido a incorrecção ou insuficiência do endereço indicado, a INCOMAX (SIDRIS) empreenderá os esforços razoáveis no sentido de apurar o endereço correcto.

Caso a entrega não seja possível, a transportadora devolverá a mercadoria à INCOMAX (SIDRIS).

Caso seja apurado o endereço correcto nas 24 horas subsequentes à data de expedição da encomenda, tentar-se-á entregar a mercadoria no endereço correcto, reservando-se o direito de facturar ao Cliente um segundo serviço de acordo com a tabela em vigor.

Especificidades relacionadas com o pagamento

Quaisquer coimas ou penalidades aplicadas por quaisquer autoridades aduaneiras, bem como despesas de armazenamento ou quaisquer outras despesas em que a transportadora incorram em resultado de actos ou determinações dessas entidades ou demais autoridades públicas, ou pelo facto de o destinatário da mercadoria não ter fornecido a informação devida, serão pagas pelo Cliente.

Procedimentos de extravio

No território nacional:

Não conseguindo a transportadora proceder à entrega da mercadoria, tentarão deixar um aviso no endereço do destinatário, no qual será mencionada data e hora em que se tentou proceder à entrega, com indicação dos dados identificadores da mercadoria (número de guia de transporte e nome do expedidor) e identificação do local ao qual o destinatário se deverá deslocar para posterior levantamento.

As mercadorias avisadas permanecerão no local do armazém de 3 a 10 dias úteis, conforme as características do produto, que não é avisada, após o que será devolvida ao remetente.

Procedimentos de reclamação

As reclamações do Cliente relativamente aos serviços prestados pela INCOMAX (SIDRIS) deverão ser apresentadas por transmissão electrónica ou por escrito e dirigidas à INCOMAX (SIDRIS) Rua 8 Lote 1 A 2405-019 Maceira Leiria, Portugal.

O prazo de reclamação é de 15 (quinze) dias a contar da data na qual a entrega dos objectos deveria ter ocorrido. 

Presume-se que a mercadoria foi entregue em boas mãos salvo se o destinatário, assinalar, aquando da recepção da mercadoria, qualquer dano no registo de entregas (lista de entregas ou guia de transporte).

A INCOMAX (SIDRIS) só aceitará reclamações por danos na mercadoria se lhe for disponibilizada a embalagem original da encomenda.

A reclamação por perda ou deterioração da mercadoria durante o transporte não pode ser deduzida após o recebimento, tendo havido verificação do seu estado ou sendo o vício aparente. 

Fora dos casos previstos no número anterior, querendo apresentar reclamação por perda da mercadoria, atrasos na entrega ou não liquidação do serviço adicional de cobrança, o Cliente obriga-se a seguir o seguinte procedimento, sob pena de a INCOMAX (SIDRIS) poder rejeitar a reclamação apresentada:

  1. A INCOMAX (SIDRIS) não assumirá o pagamento de qualquer indemnização até que seja pago o valor da encomenda, não podendo o Cliente deduzir desse pagamento qualquer montante relativo à reclamação.
  2. Incumbe ao reclamante o ónus da prova de que os danos reclamados ocorreram desde que a transportadora ou a INCOMAX (SIDRIS) expediram a mercadoria, até à sua entrega ao destinatário.

A reclamação por parte do Cliente deverá sempre ser efectuada à INCOMAX (SIDRIS)  e nunca directamente à transportadora.

Lei aplicável, Jurisdição e Foro

Envolvendo o transporte entre dois ou mais países, para a resolução de todos os litígios emergentes das presentes Condições Gerais será exclusivamente competente a jurisdição portuguesa, sendo que, em qualquer caso, será aplicável a lei portuguesa e/ou convenções internacionais de que o Estado Português seja parte.